Trabalho em Equipe X Tempo: Uma prática quase impossível de se conciliar

12/11/2011 21:42

 

Por Roberta Monteiro

 

O trabalho em equipe pode ser entendido como uma estratégia para melhorar a efetividade, a satisfação do trabalhador e outras coisas mais. Porém, temos que saber  diferenciar o grupo da equipe, ou seja, toda equipe é um grupo e todo o grupo é uma equipe.

Fazer com que as pessoas da empresa andem na mesma direção não é tão fácil como se parece, como dito acima, o trabalho em equipe é uma estratégia, onde os objetivos definidos, a comunicação eficaz, o feedback constante e liderança compartilhada é primordial. Sem eles, é impossível realizar algum trabalho que a equipe esteja fazendo. É importante ressaltar que as pessoas podem ter (e quase sempre tem) diferentes formas de entendimento, é nesse ponto que uma “negociação” se faz necessária. O resultado do trabalho em equipe depende da capacidade de negociação e de argumentação das pessoas envolvidas, o que implica saber ouvir e ceder diante de razões bem fundamentadas, dados convincentes, informações fidedignas e experiências.

No trabalho em equipe o diálogo deve estar presente em todo o tempo, porque, embora as metas do grupo sejam comuns, as idéias nem sempre são convergentes. Pontos de vista diferentes (sempre irão ocorrer) podem ocasionar animosidade e discussões e, muitas vezes acaba levando para o lado “pessoal”, onde a conversa acaba gerando um bate-boca improdutivo e desnecessário acabando com qualquer clima dentro de uma organização.

Precisamos impreterivelmente trabalhar em equipe, maximizar o potencial humano, aprender a viver com a diferença e extrair o melhor da diversidade que existe na corporação. É preciso entender que trabalhando em equipe temos mais chances reais de superar nossos limites.  

Claro que, para ter uma equipe eficaz, algumas coisas têm que estar bem definidas como:

A missão, os valores da empresa, onde todos têm que saber qual é o objetivo do trabalho para que o esforço seja feito na mesma direção.

As empresas hoje perceberam que o trabalho em equipe é essencial para o mundo funcionar. Porém necessita de um ingrediente fundamental que é escasso hoje no ambiente corporativo: O Tempo.

Uma equipe que queira vencer os obstáculos precisa de tempo para que possa ajustar suas diferenças individuais como: Percepção, a forma de trabalhar, como se relacionar etc. Onde este é o 1° passo para ter uma produtividade na equipe para que amadureça. Estas diferenças são colocadas a serviço de um todo. Além deste aspecto, o verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organização interna de papéis, recursos e dinâmica de funcionamento, acertos de convivência, grau de decisória e relações com o líder. Estes detalhes precisam aparecer e serem tratados rapidamente pela equipe. Sabemos que não é fácil disponibilizar o tempo hábil nem tampouco rápido de se consolidar, pois em meio ao trabalho cotidiano de muita pressão, principalmente por resultados, as soluções nem sempre são fáceis de programar. No entanto, para chegar ao estado de produtividade ideal é preciso que a equipe separe periodicamente um espaço e um tempo para realizar alinhamentos das expectativas, das relações, dos conflitos, das individualidades em direção aos objetivos e aos resultados. Desta forma é mais adequada a construção daquilo que se chama “pactos de convivência” entre os membros da equipe. São condições, expectativas e percepções individuais explicitadas e negociadas em relação à situação em que a equipe se encontra, ou deseja chegar.


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