Qual o seu grau de Comunicação?
Por Juliana Fernandes
A comunicação assertiva, ou melhor, dizendo a assertividade, existe há muitos anos, mas sem ter seu grau alinhado na era da comunicação.
Hoje sabemos que com o mundo globalizado e o mercado competitivo, a comunicação é fundamental para que possamos trazer conhecimentos, informações e entretenimento para todos os níveis sociais, só que com um diferencial: para colocar uma pitada a mais nas nossas informações, aliamos a comunicação com a comunicação assertiva, que nada mais é que a comunicação clara e objetiva, ou seja, expor suas idéias com clareza e passar para os outros que você sabe e entende do assunto, sem agredir o outro, é saber falar com as pessoas de maneira eficiente, ser positivo sem humilhar o próximo.
Atualmente a comunicação assertiva é um dos pontos mais fortes para identificar a pessoa certa para o mercado de trabalho. Ao realizamos uma entrevista ou, principalmente, em uma dinâmica de grupo, é que observamos se o indivíduo possui essa habilidade, principalmente quando a colocamos em situações em que a fazem trabalhar em equipe e mais expor suas ideias.
Por muitas vezes nós julgamos aquelas pessoas mais quietas, “na dela”, que não falam nada, mas basta ver uma apresentação na faculdade, um seminário que verificamos o seu potencial, é nessa hora que sabemos o quanto essa pessoa é comunicativa, sabe se expressar, e “como o povo diz: sabe falar besteira sem sair do salto, com elegância”.
Algumas dicas para que possamos nos comunicar assertivamente.
-
Verifique qual o publico alvo, para quem você ira expor suas ideias.
-
Prepare-se para trazer informações construtivas principalmente ao público jovem.
-
Em um treinamento, seja claro, objetivo, esteja certo do que esta falando, para que não haja duvidas ou constrangimentos desnecessários.
-
Esteja antenado, hoje as empresas desejam pessoas comunicativas e que estejam por dentro de tudo.
-
Quando te fizerem uma pergunta seja claro, e tentem dar outros exemplos, não ficar focado em uma só resposta.
-
Se você é comunicativo ou gosta desse ramo, mas é uma pessoa meio agressiva, tente se especializar, não fique parado, faça cursos de aprendizagem de como se comunicar com o próximo, pois a vida é feito de escolhas, e nunca devemos parar de aprender e de ouvir as pessoas.
-
Não desista de seus princípios o primeiro tombo, ou o primeiro erro pode até te desanimar, as pessoas vão te julgar, mas persista corra atrás de seu sonho e mostre do que você é capaz.
Você já parou para pensar se é uma pessoa assertiva numa situação de pressão ou constrangimento. Vou te dar um exemplo. Ao viajar de ônibus você senta confortavelmente em sua poltrona, relaxa e pensa vou viajar tranqüilamente e ver a paisagem e é ai que começa a turbulência senta ao seu lado um cara folgado ouvindo musica alta comendo coisas mal cheirosas, bom daquele jeito e você pensa eu vou matar esse homem, eu não acredito que isso esta acontecendo. É nessa hora que você mostra a sua assertividade, o saber falar com a pessoa que não sabe lidar com o próximo. Então você respira e fala: - Senhor com licença a sua musica é ótima eu adoro esses tipos de musicas e também gosto de salgadinhos, mas eu fico enjoado viajar muitas horas de ônibus e principalmente com musicas altas, você poderia abaixar o seu som por gentileza e quando você pensa que ele vai te xingar o fulano fala: - Eu já estava ficando com sono mesmo e já estou satisfeito, pronto consegui colocar minha assertividade em prática. A Assertividade das pessoas não está apenas no palco, mas sim nos seus dia a dia.