Diferenciais de Vendas
Por Elizete Suzuki
Sabemos que o objetivo de toda e qualquer empresa é conquistar novos clientes, reter e manter seus melhores e potenciais clientes e obter lucro. Por muito tempo pensava-se que, vender bem era sinônimo de obter os melhores preços, mas no mundo que vivemos hoje, sabemos que o ramo de vendas vem crescendo cada vez mais, assim sendo é preciso sempre estar atualizado com as informações e tecnologias que não param de surgir. Podemos deduzir que a habilidade de ouvir o mercado é uma vantagem competitiva das empresas, pois permite o desenvolvimento da capacidade de questionar premissas, fundamental para o descobrimento de novos mercados.
Portando questão de preço não é mais um diferencial de mercado, pois oferta e demanda existe em todas as organizações no ramo de vendas.
Pode-se dizer que os principais pontos a serem considerados estão voltados para o aspecto humano.
Analisando pelo âmbito interno da organização a prioridade tem que ser a equipe de vendas. Questões como motivação do colaborador, infraestrutura, uma boa liderança, treinamentos adequados são princípios essenciais para obter a excelência no mercado no setor de vendas.
Partindo da premissa que tudo há de melhorar com a capacitação dos vendedores e de seus lideres, já que o preço bom se acha em qualquer lugar, o melhor que o vendedor pode oferecer ao cliente é um bom atendimento, fazendo com que sua fidelidade esteja voltada para a sua organização. Para isso acontecer, toda a equipe deve estar alinhada para oferecer um trabalho de qualidade.
Por isso a motivação dos colaboradores é tão importante, pois vendedor motivado é sinônimo de dinheiro no bolso, pois é uma função que exige muito equilíbrio emocional, levando em conta que há metas e objetivos a serem alcançados e quando alcançados, tudo recomeça com novas prioridades a serem conquistadas. A infraestrutura entra no sentido de que devem existir recursos necessários para a melhor execução do processo. Mas nada disso funcionaria sem uma liderança bem preparada para lidar com todos os altos e baixos que esse ramo traz, pois o líder deve ser encarado como um maestro que rege uma orquestra, e quando bem organizada mostra todo o seu potencial em prol de um objetivo em comum, outro aspecto muito importante é a capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos, pois para vender um produto ou serviço deve-se primeiro conhecê-lo, mas somente isso não é o suficiente, as empresas que se destacam oferecem treinamentos voltados também ao relacionamento interpessoal.
Formar uma equipe de vendas com estas características não é coisa rápida, demanda muito tempo, é preciso criar uma cultura de pensamento de longo prazo para que se possa adquirir a competência de enxergar mais longe, e por isso mesmo, desenvolver habilidades e características de relacionamento, que os ajudarão a conseguir transformar as informações em idéias e estas em riqueza e lucros para as empresas.